Quando a falta de autoconfiança se torna algo diário, algo que se torna comum em nosso dia a dia, inclusive e principalmente em momentos que não representam nenhuma ameaça, aí é bom você ficar atento.
Contudo, saber que em determinadas situações, principalmente aquelas que não conhecemos, sentir um pouco de insegurança e ansiedade é completamente natural, isso, nos faz olhar com outro aspecto a nossa autoconfiança.
Porque é justamente a referência de que somos capazes de realizar, o antídoto para a falta de autoconfiança.
Mas afinal de contas…
O que é a Falta de Autoconfiança?
Esta é uma característica limitadora, associada ao sentimento de inferioridade, que promove na pessoa uma a sensação de não ser bom o suficiente para realizar determinada tarefa, achando que suas capacidades e habilidades são abaixo da dos demais.
É comum pessoas com baixa autoconfiança se comportarem como:
- Excessivamente críticas a si mesmo;
- Observam somente os resultados negativos e se justificam com as falhas do passado;
- Não se sentem capazes, mesmo possuindo a habilidade para realizar algo;
- São excessivamente preocupadas com os possíveis resultados negativos e com a possibilidade de fracassarem;
- Costumam enxergar apenas suas limitações;
- Tendem a ter medo de arriscar;
- Normalmente tem dificuldade em dizer não.
Infelizmente, a falta de autoconfiança impede a pessoa de enxergar as inúmeras oportunidades que se apresentam para mostrar o seu verdadeiro valor.
Assim, se você se identificou com isso, te convido a dar um basta nisso, é hora de viver com o brilho engrandecedor das suas habilidades e virtudes, vamos…
Superar a Falta de Autoconfiança
Como? Produzindo uma certeza dentro de si…
Assim, o primeiro passo, é que você entenda que a autoconfiança é algo que precisa ser exercitado, ou seja, você precisará se acostumar a se sentir mais autoconfiante. Imagine ela como um músculo, que precisa ser trabalho com frequência.
E para isso, é essencial que você…
Se Lembre de Situações Que Sentiu Absoluta Certeza e Confiança
Situações onde a falta de autoconfiança se fez praticamente insignificante para você, situações onde você teve a absoluta certeza e confiança para realizar o que era necessário.
Talvez algo que você já realizou com maestria em algum momento em sua vida. Seja durante a sua infância, adolescência, fase adulta. Pode ser algo relacionado ao seu trabalho, sua vida pessoal ou um hobby.
O importante aqui é que você se lembre daquela situação que se você fosse fazer novamente agora você teria a certeza absoluta de que conseguiria realizá-la.
Quer ver um exemplo? Amarrar seu cadarço! Pode parecer simples demais esse exemplo, mas não duvide da sua simplicidade, afinal, é justamente essa absoluta certeza de capacidade que você tem em amarrar o seu cadarço, que quero pense agora.
Em quais outras situações que você se lembra de ter se sentido confiante para realizar algo? Quais são os momentos que você tem absoluta certeza de suas capacidades?
Porque é o exercício da sua autoconfiança, em vez de você se deixar entregar ao medo, que fará com que você comece a sentir novamente o ímpeto da confiança em si mesmo.
Outro ponto fundamental é…
Faça Uma Autoavaliação
Num papel à parte liste todos os seus pontos positivos, as suas habilidades, aquilo que você faz e sabe que faz bem feito e depois tudo aquilo que você reconhece que precisa ser melhorado.
Seja honesto consigo mesmo tanto em pontuar aquilo em que reconhece que é bom quanto os pontos de melhoria.
E dia após dia, reforce aquilo no que é bom e se organize para ir gradativamente trabalhando os pontos que precisam de melhora.
Condicione-se a Ser Autoconfiante
A nossa linguagem corporal tem um forte impacto na forma como nos comportamos, seja de uma forma bastante autoconfiante ou em sua falta.
Assim, se colocar em posição de poder, como a pose do Super Homem ou da Mulher Maravilha, por poucos segundos, pode aumentar, quase que instantaneamente, a sua confiança em si mesmo.
Por fim, quando estiver passando por algum momento em que não se sentir autoconfiante o suficiente, coloque-se em sua pose de poder e lembre-se de se perguntar:
O que essa situação está verdadeiramente querendo me mostrar? O que posso fazer agora para me sentir mais autoconfiante? Por que isso me traz incertezas? Quais as referências que tenho de que posso realizar isso com maestria?
Ah! Além das orientações desse artigo, para você se fortalecer ainda mais, use das dicas que apresento no artigo “Como desenvolver autoconfiança” para exercitar e refinar cada vez mais essa sua nova postura confiante.