Durante a nossa vida é comum encontramos desafios que, de alguma forma, nos convidam a desistir e nos fazem duvidar de nossas capacidades e sonhos. Contudo, como não desistir? Como podemos avançar e continuar firmes nessa nossa caminhada?
Foi para te responder a essa pergunta e te mostrar como se manter firme em direção aos seus sonhos que preparei esse artigo. 🙂
E para iniciarmos, devemos responder a uma grande questão…
Por que desistimos?
Por que desistimos, mesmo quando são coisas verdadeiramente importantes para nós? Bom, por mais que pareça necessitar de uma resposta complexa e horas de análise para responder a essa questão, o fato é que desistimos basicamente…
- Porque às vezes estamos cansados e esgotados mental e fisicamente;
- Às vezes porque uma nova ideia surge em nosso caminho;
- Às vezes desistimos por talvez ter medo do que está por vir, ou da dor da mudança ou dos prazeres imediatos que recebemos em não mudar;
- Às vezes por medo do que as pessoas vão pensar;
- Às vezes desistimos por acharmos que tal objetivo é grande demais para nós ou às vezes por não acharmos que somos merecedores daquilo;
- Às vezes por falta de apoio;
- Às vezes simplesmente desistimos por ficarmos em dúvida se realmente é isso que quero ou devemos fazer agora.
À vista disso, te convido a observar alguns pontos fundamentais de…
Como Não Desistir dos Seus Objetivos
E para começar, vamos entender um pequeno detalhe…
Não Confunda Fracasso com Desistência
Fracasso é quando você entende que você ainda não aprendeu a forma certa de fazer determinada coisa. O fracasso é quando você emprega determinada ação e ela não traz o resultado esperado, mas te dá um norte daquilo que é preciso fazer de diferente para obter resultados melhores.
Enquanto a desistência, sim, é quando você percebe que não atingiu o resultado esperado, e em vez de aprender as lições e aplicar as devidas correções, você simplesmente joga a toalha e desiste.
O fracasso nos ensina e cria novas possibilidades. A desistência nos estagna e nos mantém na mediocridade. Quantas pessoas não desistem de seus relacionamentos, de seus negócios, de suas famílias, de si mesmos… isso a poucos passos do momento de virada, da mudança de estação.
Para atingir seus objetivos, independente da área que seja, você passará por alguns fracassos. E isso é normal.
“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.”
— Winston Churchill
É comum para a maioria das pessoas terem um conceito negativo da palavra fracasso, e quando enfrentam uma provação, um teste, um desafio no caminho, acabam desistindo de continuar a caminhada.
A verdade é que o fracasso nada mais é que o primeiro passo para você alcançar o que deseja. É quando você observa o resultado diferente daquele que você esperava e você corrige o que precisa ser corrigido e age novamente.
Aceite: o fracasso faz parte do caminho. É um momento de aprendizagem, uma grande chance de se aperfeiçoar e se potencializar. Se deixarmos de agir assim, o medo do fracasso irá nos paralisar e nos forçar a desistir.
E isso nos leva ao segundo ponto de como não desistir daquilo que verdadeiramente é importante para você…
Persistir e Não Insistir
Quando um bebê está aprendendo a andar, quantas vezes você acha que seus pais vão deixá-lo tentar andar e cair, até desistirem de fazê-lo andar? Três? Cinco? Dez? Mil vezes?
Ora, os pais vão deixar o filho tentar e cair até ele aprender a andar; afinal, não aprender a andar não é uma opção. E essa é a mesma mentalidade que você deve adotar!
Afinal, insistir não é persistir!
Insistir é fazer as coisas sempre da mesma forma, é colocar toda sua energia para fazer sempre o mesmo, é você perceber que as coisas não estão fluindo da forma como você esperava, e, ainda assim, você continua fazendo tudo do mesmo jeito.
Em contrapartida, persistir é ter a flexibilidade de buscar soluções diferentes para alcançar aquilo que se deseja, mudando suas estratégias e considerando formas inovadoras e criativas para transpassar grandes obstáculos.
Persistir é ser resiliente para que, mesmo as coisas não sendo fáceis, você continuar buscando formas de caminhar o seu novo caminho.
Como? Comece adotando uma mentalidade de flexibilidade e resiliência, não fique preso a somente uma ou duas soluções, adote uma mentalidade na qual você consiga olhar a mesma situação por no mínimo 4 ângulos diferentes, isso irá te possibilitar uma melhor solução dos desafios e uma liberdade maior para fazer suas escolhas.
E para te ajudar a desenvolver essa mentalidade flexível e abundante, preparei esse e-book gratuito que te auxiliará em como não desistir e olhar as situações por diversos pontos, até porque…
“Aquele que consegue olhar a mesma coisa por diferentes pontos de vista tem mais possibilidades de conquistar maiores resultados.”
— David Silva
Reavalie Seus Objetivos
A vida é uma eterna escola, cheia de aprendizagens e experiências.
Assim, sempre que encontrar um desafio em sua jornada, um obstáculo em seu caminho, quando as coisas não saírem como planejado… reavalie seus objetivos!
Observe se verdadeiramente o caminho que você está trilhando está correto, se continua sendo o caminho certo.
Pergunte-se: será que realmente esse é o melhor caminho para eu caminhar? O que os desafios que estou enfrentando hoje estão querendo me ensinar? Será que não estou querendo caminhar por um caminho que não é o meu?
Em seguida, aprenda as lições, faça os ajustes e tente novamente de outra forma.
O mais importante nesse passo de como não desistir é que durante a sua reavaliação você seja completamente sincero e verdadeiro consigo mesmo. Afinal, essa é a oportunidade para você continuar caminhando rumo àquilo que verdadeiramente faz sentido para você.
E lembre-se sempre também de que…
Descansar é Preciso!
Tire um dia para descansar. Reserve um dia na semana para seu descanso, e nesse dia, divirta-se um pouco, desligue-se das coisas rotineiras, leve sua família para passear, brinque com seus filhos, se distraia, faça algo que te engaje, ouse ir além. Divirta-se.
E para finalizar, te convido a refletir sobre uma pequena frase do Myles Munroe, que me ajudou a continuar continuando em minha caminhada, inclusive, foi ela quem me motivou anos atrás a continuar construindo aquele que sou hoje, independente dos desafios que aparecessem em meu caminho:
“Os lugares mais ricos do mundo não são minas de ouro, campos petrolíferos, minas de diamantes ou bancos. O lugar mais rico é o cemitério. Lá estão as empresas que nunca foram iniciadas, obras-primas que nunca foram pintadas… No cemitério está enterrado o maior tesouro do potencial inexplorado. Há um tesouro dentro de você que deve ser mostrado. Não vá para o túmulo com seu tesouro ainda dentro de você.”